Blog

Como ter o ambiente ideal para seu bebê!

Um ambiente saudável é o fator principal para o bem-estar do ser humano, seja ele criança, adulto ou idoso. O clima do lugar onde se vive deve ser harmônico, pacífico e principalmente repleto de alegria. Se para pessoas de todas as idades um ambiente harmônico é importante para o bem-estar, imagine para um bebê que acabou de chegar ao mundo? O ideal é criar um ambiente de muita paz e muito amor. O lugar onde vivemos influencia bastante na nossa saúde, no nosso emocional, e principalmente na criação de nossos bebês. Engana-se quem pensa que um ambiente muito bem decorado é o ideal para criar seu pequeno. Não! Devemos nos conscientizar de que o ambiente é muito mais do que isso, afinal, o lugar onde vivemos é formado por todos os acontecimentos do dia a dia.

 

A maioria dos papais e mamães começa a planejar o quarto do bebê desde a descoberta da gestação. Berços, roupas, cabides e brinquedos são peças fundamentais para compor o quartinho do novo integrante da família. O quarto deve ser harmonioso, e a decoração (que geralmente é escolhida pelos pais) deve ser serena e conter muito amor. As cores do quarto devem trazer paz ao bebê, pois é lá que ele vai passar grande parte do tempo, não é mesmo?

 

No entanto, não será só no quarto que o bebê ficará. Lembre-se: ele é o novo membro da casa, e consequentemente o lar deverá se adaptar à chegada do pequeno. Antes do nascimento dos filhos, nossa casa tem um ar de seriedade, objetos que geralmente interessam aos adultos e enfeites perigosos. Então é hora começar a pensar no momento da chegada do recém-nascido, imaginar a entrada dele pela porta do lar, trazendo mais alegria, inspirando maiores cuidados e realizando mudanças naturais em todos os cômodos da casa. O clima ficará muito mais feliz, fazendo com que o ambiente se adapte à novidade.

 

Um dos pontos principais na criação de um ambiente ideal para o seu bebê é a iluminação. A luz tem um papel muito importante para a construção do clima no lar. Comece fazendo pequenos ajustes na iluminação, deixando-a confortável e apropriada principalmente no quartinho do bebê. A luz precisa tornar o ambiente aconchegante para que o filhote tenha um sono tranquilo. A iluminação vai depender muito do tipo de decoração escolhida. No entanto o ideal é utilizar a luz indireta, por meio de arandelas, forros, lustres ou spots. Este tipo de iluminação deve ser o mais utilizado, pois trará suavidade e não irá ofuscar o restante dos itens, gerando tranquilidade aos olhos da criança.

 

Outros tipos de objetos que podem iluminar o quarto do seu filho, são os abajures. Além de práticos, eles podem ser escolhidos de acordo com o tema do cantinho do bebê. Na hora de instalar as lâmpadas, os pais devem ficar atentos para que a luz não fique em cima do berço, da banheira ou do trocador de fraldas. Atenção papais e mamães! Evitem usar lâmpadas brancas ou fluorescentes, pois os efeitos são estimulantes e podem atrapalhar (bastante) o sono do bebê. O ideal é que os pais coloquem luzes amarelas, que tenham temperatura baixa para deixar o ambiente mais relaxante.

 

Outro ponto em que devemos ficar atentos é na limpeza diária do ambiente onde vive o bebê. A casa limpa já nos deixa extremamente confortáveis, não é mesmo? Imagina então a sensação de uma criancinha em um ambiente sempre limpo e harmonioso? Todo o lar deve ser mantido com organização e ventilação. Na hora da limpeza, o bebê deve ficar longe do quarto, evitando assim o contato com a poeira e os fortes odores exalados pelos produtos de limpeza. Após a faxina, os pais devem aguardar cerca de meia hora para levar a criança novamente ao cantinho dela.

 

Não esqueça de descartar o lixo das lixeirinhas do quarto, sim, todos os dias, caso haja alguma. Complete a limpeza passando sempre um pano úmido nos móveis, retirando o excesso de poeira – bebês são muito sensíveis a pó. Tenha o costume de abrir a janela do quarto por pelo menos 20 minutos, tal manobra é muito importante para que a criança conviva em um ambiente arejado, principalmente nos primeiros meses em que alergias são constantes.

 

Os produtos de limpeza devem ser bem escolhidos. Evite a utilização dos que possuem cheiro muito forte; os neutros são mais recomendados. É imprescindível trocar as roupas de cama da criança semanalmente. Antes da chegada do bebê, é normal que os pais façam algum tipo de reforma no ambiente para receber o novo integrante da família. Então se ligue na dica: após pensarem em vários temas e cores para pintar as paredes, os pais devem redobrar o cuidado na escolha da tinta. Alguns produtos são prejudiciais à saúde do bebê, por isso, é preciso pesquisar bastante antes de pintar o quarto do seu filho. Hoje em dia, existem tintas com a superfície lavável, sem cheiro ou feitas à base de água. Esse tipo de produto é ideal para compor o cantinho do bebê, além de preservar a saúde da criança.

 

Os pais devem evitar batidas abruptas, barulho em excesso e ruídos que incomodem o bem-estar da criança, pois a sensibilidade auditiva destes pequenos é muito apurada. Televisores e rádios em volume acentuado, músicas quando não ouvidas com fones, voz alta e outros barulhos estridentes podem causar lesões ao ouvido do bebê. De acordo com especialistas, quanto mais novo o filho, maior é a lesão, que pode ser irreversível. O ideal é manter os pequenos sempre longe dos lugares mais tumultuados. No entanto, o silêncio não é a melhor alternativa. Viver na quietação pode prejudicar, segundo psicólogos, a fala do bebê. Os pais precisam conversar com a criança, cantar, assistir TV (sempre em volume moderado), e até mesmo colocar músicas (também em volume baixo) para a acalmar os filhos.

 

Não adianta caprichar em tudo isso que citamos até agora e não ter uma boa convivência em casa. Brigas, discussões, raiva, prejudicam a criação do bebê. Mesmo que todos os itens estejam 100% adequados, a união em casa deve ser bem trabalhada para que a criança cresça em um ambiente ideal para o bem-estar.

 

Agora, a melhor dica de todas! Algo extremamente importante para o bem-estar do seu filho é a escolha dos móveis. A qualidade do berço, do armário e de todos os objetos que compõem o quarto do bebe deve ser escolhida a dedo. Na Phoenix Baby, você pode montar o cantinho do seu pequeno com qualidade e bom gosto. Lá você encontra cômodas, roupeiros, poltronas de amamentação (a futura mamãe vai adorar!), trocadores, prateleiras, nichos e muito mais. A Phoenix Baby é o item principal na construção do ambiente de seu bebê!

Novidades

Para Mamães

Dúvidas Frequentes 

  • Qual é a posição recomendada para o bebê dormir?

    A posição recomendada é de barriga para cima por diminuir a chance de morte súbita. De barriga para baixo nunca e, de lado (90 graus), é arriscado porque é uma posição instável, o bebê pode virar sozinho:)

  • Alimentar o bebê apenas com leite materno é suficiente nos primeiros meses de vida?

    Sim, até os seis meses de vida da criança. O bebê não precisa de água nem de chá até esse período. É mito dizer que os pequenos sentem sede. O que ocorre é que algumas mães voltam a trabalhar cedo, depois de 4 meses de nascimento. Nesses casos a introdução de complementos ao leite materno pode ser feita.

  • Durante o período da amamentação a mamãe pode comer qualquer coisa ou deve evitar determinadas bebidas e alimentos?

    Pode e deve manter uma alimentação saudável e bem equilibrada. Muitos dos alimentos que a mãe está ingerindo passam ao leite materno. E isso no futuro passa ao bebê. Por isso a importância dos alimentos saudáveis. Molhos picantes e comidas muito gordurosas devem ser evitados. Esses alimentos não fazem bem à mamãe nem ao bebê em qualquer estágio de vida.

  • Quantas horas de sono um bebê deve ter nos primeiros meses de vida?

    Nos primeiros meses eles dormem mais ou menos 20 horas. Isso muda depois de 40 dias de vida. Ele começa a interagir mais com os pais, começa a dar risada e respostas. Depois desse período começa o sono quase parecido com os horários dos pais. A partir dos três meses eles começam a ter um período longo de sono noturno e alguns cochilos entre a parte da manhã e da tarde.

  • 1

Comentários

 

 

Inscreva-se em nossa newsletter

Phoenix Baby

Desde 2015 ambientando sonhos!..

Nossos selos

Contato

R. Rouxinol, 3.987 - Pq. Industrial IV

Arapongas-PR

Fones (43) 3055-2114

Seg a Sex das 8:00 às 17:45

 

 

Redes sociais

WhatsAPP Contato pelo site